quinta-feira, 19 de maio de 2011

A Alma

A alma no ser humano não deixa de ser um reflexo metafísico. Podemos comparar a um molde na forma física do ser humano. Isto também significa que o ser humano tem o reflexo da criação dentro de si.
A alma emana do Infinito (Ein Sof) vestindo no corpo fisico, descendo através dos Mundos. Existem cinco níveis da alma, ou níveis de consciência, correspondente a vários planos da realidade, ou níveis de revelação Divina, manifesta em cada um dos mundos. Em ordem crescente temos: Néfesh, Ruah, Neshamáh, Hayáh e Yehidáh. 
Ruah, na configuração humana está relacionado às emoções. Neshamáh, no sentido que estamos abordando, está focada no caráter humano, pensamento. Yehidáh transcende os Mundos. Lógico que estamos abordando apenas um aspecto e não o todo. 
Do ponto de vista humano estes níveis podem ser descritos como cinco níveis de ascensão.
O Zohar afirma que quando uma pessoa nasce, a ela é dada uma Néfesh do Mundo de Assyáh (Mundo da Ação, é onde estamos). Assim Néfesh que é o nível da alma mais ligado ao mundo físico. É o nível que é considerado o alicerce de todos os níveis, por outro lado é o que está associado ao corpo. 
O desenvolvimento de aspectos e níveis mais elevados é o que fará a diferença a vida humana.Estudos da Cabalá-Escola Cabalística