quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Hassidut חסידות

Estudos da Cabala- Escola Cabalistica
. Hassidut (חסידות) originalmente surgiu da Cabalá. Este termo vem da palavra Héssed חסד que significa bondade. A palavra hassid significa piedoso, devoto.
. No tempo de Baal Shem Tov (1698-1760) nos é dito que o mundo estava num estado de "inconsciência".
. É dito então: "A qualidade distintiva da Hassidut é que as faculdades naturais da pessoa são transformadas em faculdades divinas". "Toda a idéia da hassidut consiste em mudar a natureza dos atributos da pessoa". A Cabalá se propõe a isso através do trabalho com o ego, reatividade, levando a Correção para chegar a unidade Cósmica, e a ligação com a Luz Infinita.
. A Hassidut pretende "é a efusão de uma Nova Luz do nível mais profundo de Kéter (é a mais alta Sefiráh, fluxo de energia)- e de níveis mais altos". Todo estudante de Cabalá pode desfrutar da Luz que procede de Kéter.
. Do Hassidismo originado a partir de Baal Shem Tov (sec.XVIII), surgiram cabalistas na Europa Ocidental, mas as ações internas (correções) cederam aos aspectos exteriores, rituais e interpretações literais de textos. 
. Héssed חסד se desenvolve somente em quem estuda Cabalá. O estudo da Cabalá é o caminho para atrair a Luz da correção a uma pessoa.Estudos da Cabalá-Escola Cabalística.